Empreender com 15 anos? Cantor e multi-instrumentista Guiberti mostra versatilidade musical e soma milhares de ouvintes nas plataformas digitais

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 4 min

Ecletismo do jovem músico vai da gaita ao Trap e lançamento recente tem quase 10 mil plays no Spotify.

Guilherme Cavalheiro Berti Lorena é um jovem com muitos sonhos para o futuro e uma certeza para hoje: quer fazer carreira na música, arte que o acompanha desde a infância. Atualmente com 15 anos e sob o nome artístico de Guiberti, o jovem é cantor, compositor e multi-instrumentista: toca gaita, saxofone e clarinete. Além da versatilidade instrumental, Guiberti também demonstra ecletismo ao consumir e ao produzir suas músicas. A canção Quando Der Certo, lançada recentemente nas plataformas digitais, por exemplo, é um Trap — subgênero do hip-hop — e conta com sons de gaita, um dos instrumentos que domina. O resultado em números é animador para o jovem, tendo em vista que a produção já soma quase 10 mil plays no Spotify em menos de um mês.

“A música sempre esteve presente na minha vida. A busca pelo aperfeiçoamento de técnicas para tocar os instrumentos de sopro, os quais me identifico, são constantes. O curioso é que, alguns anos atrás, não me imaginava cantando, mas depois de criar uma música e mostrá-la ao meu pai, ele me incentivou a compartilhar com os outros e todos gostaram”, conta Guiberti.

Morador de Pedro Leopoldo (MG), o artista conta que deseja um dia ser reconhecido por seu trabalho no país e fora dele, além de servir de inspiração para outras pessoas seguirem seus sonhos. Para pavimentar o caminho, Guiberti também projeta cursar Música em breve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país. Por ora, o cantor vem trabalhando com o estúdio AMS Produções, responsável pelo lançamento da faixa Quando Der Certo, em junho deste ano.

A próxima música de Guiberti, também autoral, tem previsão de lançamento para 12 de julho com o nome de Jeito Paulista. A canção é apenas uma da série de composições versáteis que devem ser lançadas ao longo dos próximos meses, tendo em vista que o artista planeja gravar por volta de 15 músicas até o final deste ano, além de produzir videoclipes. “Me inspiro constantemente pelas batidas envolventes de muitas canções e sou eclético, já que tenho em minhas playlists gêneros que passam especialmente por MPB, Trap, Bossa Nova, Samba e Pagode”, detalha Guiberti.

A versatilidade do jovem fez com que ele fosse convidado para eventos presenciais. O cantor foi chamado recentemente para participar de uma atração junto a uma banda de Rock e, em janeiro deste ano, participou de uma apresentação do grupo Só pra Contrariar na cidade onde mora. Guiberti também foi convidado para mais dois outros eventos neste ano: acompanhou a maestrina Carol Malaquias na apresentação do Hino Nacional no aniversário do município de Pedro Leopoldo e tocou no V Festival de Luz da mesma cidade ao lado da Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande.

“Foi emocionante, não saí do palco e fiquei o tempo inteiro curtindo a apresentação ao lado de grandes músicos. Quero sempre transmitir alegria por meio da música e, como algumas pessoas me procuram para dar aulas de gaita, pretendo lecionar para crianças interessadas no instrumento logo que eu estiver com a carreira estruturada. A música é uma maneira de ensinar e também de sempre expandir meus aprendizados”, finaliza Guiberti.

Tag:
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *