Estratégias práticas para investir com inteligência: Insights de Meir Statman

Luiz Antônio
Luiz Antônio
Tempo de Leitura 6 min

As bases de um investimento bem-sucedido são tão simples que chegam a ser assustadoras. No entanto, poucos são capazes de manter a disciplina necessária para segui-las. Muitas vezes, nos deixamos levar por ideias mirabolantes de ganhar dinheiro e fazer investimentos, o que resulta na perda de tempo e dinheiro.

Você já ouviu falar do professor de finanças Meir Statman, da Universidade de Santa Clara, na Califórica? Pois bem, ele é reconhecido pelos seus livros na área de finanças comportamentais.

Assim, o economista também resumiu os ingredientes essenciais para o sucesso de qualquer investidor em um artigo publicado no jornal The Wall Street Journal, uma referência no mercado financeiro internacional.

Essas orientações continuam válidas hoje, assim como eram uma década atrás, quando o artigo foi publicado. Então, vamos a elas.

Meir Statman elencou cinco pontos aos quais devemos estar atentos ao gerir nossos investimentos:

  1. Velocidade: Ele enfatiza que não devemos nos iludir pensando que conseguiremos superar os grandes operadores do mercado por conta própria. Eles costumam agir com maior rapidez na compra e venda de ativos.

Aliás, algo semelhante foi mencionado em uma palestra por Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e autor de estudos sobre economia e finanças comportamentais. Segundo Kahneman, investidores individuais têm a tendência de entrar e sair do mercado nos momentos errados.

  1. Futuro não é passado: Esse é o segundo ponto destacado por Meir Statman. Trata-se de uma observação crucial, especialmente quando se trata do mercado de ações.

Muitas vezes, uma multidão de pequenos e médios investidores, tanto no Brasil quanto no exterior, corre para a bolsa de valores quando ela está em alta, motivada pelos ganhos generosos obtidos recentemente, em vez de considerar as perspectivas de ganhos futuros.

Investir em ações motivado pela euforia do mercado é o primeiro passo para perdas financeiras. Portanto, todo cuidado é pouco.

  1. Lidando com perdas: “Não adianta chorar pelo leite derramado”, afirma Statman. Muitas pessoas sofrem tanto com as quedas do mercado que se esquecem de aproveitar a oportunidade para recuperar suas perdas. Na verdade, adquirir ações a preços mais baixos aumenta suas chances de obter ganhos substanciais e compensar prejuízos anteriores.
  2. Sedução por histórias de sucesso: Quem nunca se deparou com histórias de investimentos bem-sucedidos (nem sempre reais)? Este é outro caminho perigoso para os investidores, alertado por Statman.

Em outras palavras, investir em algo que você não conhece ou não avaliou os riscos apenas porque um amigo ou parente disse que ganhou muito dinheiro é, em geral, uma má ideia.

Hoje em dia, isso é ainda mais relevante com a proliferação de influenciadores nas redes sociais que prometem ganhos fáceis e rápidos. Casos recentes envolvendo o mercado de criptomoedas, como as perdas de jogadores do Palmeiras no valor de R$ 11 milhões e até uma multa aplicada à socialite Kim Kardashian, ilustram bem essa situação.

  1. Medo e ganância não são conselheiros confiáveis: Essa lição clássica, de acordo com Statman, é a quinta recomendação aos investidores. Para superar o medo, a melhor abordagem é buscar informações de qualidade.

Portanto, avalie minuciosamente os riscos de cada investimento para determinar quanto pode alocar, e forme uma carteira diversificada, prática recomendada por analistas de investimento para mitigar riscos.

Quanto à ganância… Lembre-se de que dinheiro não cai do céu e todo investimento envolve riscos.

Outro ponto abordado por Meir Statman, muito simples por sinal, é a estratégia conhecida como “dollar-cost averaging”, que basicamente envolve a formação de um preço médio para suas ações.

Nessa estratégia, você investe a mesma quantia mensalmente em um fundo de ações específico ou em uma determinada ação, o que, ao longo do tempo, resulta em um preço médio.

Essa estratégia é extremamente eficaz para os investidores, pois nos meses em que o mercado está em alta, você compra menos ações, enquanto nos meses de baixa, compra mais ações com a mesma quantia de dinheiro. Assim, ao longo prazo, sua carteira acaba com um preço médio bastante razoável.

Isso é especialmente verdadeiro para fundos de ações, uma vez que contam com uma equipe de profissionais especializados na seleção das melhores empresas. No entanto, ao comprar ações diretamente, atenção – nenhuma estratégia é eficaz se você possuir ações de empresas em declínio nos seus negócios.

Os especialistas afirmam que essa é uma abordagem simples e eficaz para ter sucesso no mercado de ações e, ao mesmo tempo, ajuda a evitar o estresse das crises. No entanto, a simplicidade muitas vezes nos intimida.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *