Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, sobre diabetes tipo 2 atribuível à dieta, identificou dois principais tipos de alimentos que estão contribuindo para o aumento dos casos de diabetes em todo o mundo.
O estudo, publicado na revista Nature Medicine, revelou que fatores dietéticos têm desempenhado um papel na incidência de diabetes.
As descobertas sugerem que o consumo excessivo de arroz refinado, trigo e grãos refinados, juntamente com a ingestão insuficiente de grãos integrais, podem ser os principais impulsionadores dessa doença em todo o mundo.
De acordo com o estudo, o consumo excessivo de arroz refinado, trigo, carnes processadas, carne vermelha não processada, bebidas açucaradas, batatas e sucos de frutas contribuiu para 60% dos casos de diabetes.
Por outro lado, a ingestão insuficiente de grãos integrais, iogurte, frutas, vegetais sem amido, nozes e sementes foi responsável por 39,2% dos casos de diabetes.
Os 11 fatores dietéticos listados no estudo são:
- Ingestão insuficiente de grãos integrais.
- Ingestão excessiva de grãos refinados.
- Ingestão excessiva de carnes processadas.
- Ingestão excessiva de carne vermelha não processada.
- Ingestão insuficiente de iogurte.
- Ingestão excessiva de bebidas açucaradas.
- Ingestão excessiva de batatas.
- Ingestão insuficiente de frutas.
- Ingestão insuficiente de nozes e sementes.
- Ingestão insuficiente de vegetais não amiláceos.
- Ingestão excessiva de suco de frutas.
Carboidratos simples e alimentos refinados são digeridos rapidamente e absorvidos mais facilmente, e devem ser evitados por pessoas com diabetes. Em vez disso, é recomendado incluir carboidratos complexos na dieta.
Vegetais sem amido, como alface, pepino, brócolis, tomate e feijão verde, são ricos em fibras e possuem baixo teor de carboidratos, resultando em um menor impacto nos níveis de açúcar no sangue.