Estudo questiona a eficácia da publicidade com celebridades

Redação TEV
Redação TEV
Tempo de Leitura 2 min

Contar com rostos conhecidos para promover produtos e serviços é uma estratégia antiga e ainda amplamente utilizada pelas grandes marcas. No entanto, em um ambiente multimídia com inúmeros impactos de comunicação, será que as pessoas conseguem associar as celebridades às marcas para as quais fazem publicidade?

A TroianoBranding buscou responder essa questão através de uma pesquisa realizada em colaboração com a Brasil Panels.

De acordo com o estudo, que entrevistou 2,3 mil pessoas de todo o Brasil entre abril e maio, apenas 11% dos entrevistados conseguem associar uma celebridade à marca para a qual ela fez ou faz alguma campanha publicitária.

Para calcular esse índice, a TroianoBranding listou 27 celebridades com grande visibilidade na mídia e envolvimento em publicidade. Cada entrevistado recebeu uma lista aleatória com dez nomes dessas 27 personalidades. Ao lado de cada nome, havia uma lista com 15 marcas, e o entrevistado deveria associar cada personalidade às respectivas marcas.

Segundo Jaime Troiano, presidente da TroianoBranding, o percentual baixo foi surpreendente e destaca o desafio de captar e manter a atenção dos consumidores em um cenário de múltiplos meios.

O estudo também avaliou o índice de conexão percebida entre celebridade e marca (CPCM), identificando as personalidades mais facilmente reconhecidas com as marcas que promovem.

De acordo com o índice estabelecido pela pesquisa, as celebridades mais bem posicionadas foram:

  • Iza (CPCM 21)
  • Marina Ruy Barbosa (CPCM 17,7)
  • Fátima Bernardes (CPCM 17,6)
  • Tiago Leifert (CPCM 16,7)
  • Marcos Mion (CPCM 16,5)

Além dessas que compõem o top 5, a lista completa da pesquisa inclui também as seguintes personalidades: Alex Atalla, Anitta, Bia Haddad Maia, Bruna Marquezine, Camila Queiroz, Fernanda Montenegro, Gabriel Medina, Gil do Vigor, Giovanna Ewbank, Gisele Bündchen, Ítalo Ferreira, Ivete Sangalo, Ludmilla, Manu Gavassi, Michel Teló, Pabllo Vittar, Pedro Scooby, Rafael Portugal, Rita Lobo, Rodrigo Hilbert, Sabrina Sato e Tatá Werneck.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *