O exercício físico auxilia na perda de peso, juntamente com uma alimentação saudável e hidratação adequada.
Emagrecer é, sem dúvida, o desejo de muitas pessoas. É um processo que requer paciência, ou seja, não acontece instantaneamente, e a consistência é o que determina o ritmo dos resultados. Muitas pessoas utilizam o esporte como uma “ferramenta” para perder alguns quilos, mas ainda existem dúvidas, por exemplo: há algum exercício físico específico para reduzir a gordura abdominal?
A ideia de que existe um exercício físico para perder gordura na barriga é um mito bastante difundido. “Não há um exercício que cause uma perda localizada de gordura na barriga. Portanto, não é seletivo nesse sentido.
No entanto, qualquer exercício associado a uma dieta adequada resultará na redução da gordura corporal e, consequentemente, da barriga”, respondeu exclusivamente ao Sport Life o Dr. Leonardo Lima, professor de Anatomia Humana da Eeferp-USP (Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).
Dessa forma, não é possível determinar o tempo necessário para que uma pessoa perca gordura corporal, uma vez que isso depende, em primeiro lugar, da condição física individual. Também são levados em consideração fatores genéticos e a estratégia de exercícios adotada.
“Em geral, após duas ou três semanas, já é possível observar alguns resultados de perda de peso. Claro que isso está relacionado à quantidade de peso que precisa ser perdido.
Pessoas com um grande acúmulo de gordura corporal (barriga mais proeminente) tendem a notar essa redução mais cedo, enquanto aquelas com pouca gordura acumulada podem levar um pouco mais de tempo para perceber essa diminuição”, pontuou o Dr. Leonardo.
Exercício físico para uma pessoa sedentária
Se uma pessoa sedentária tem o objetivo de perder massa gorda, o ideal é que ela pratique uma atividade que a leve ao seu limite. Portanto, o exercício aeróbio de longa duração e baixa intensidade está associado à redução de peso.
“No entanto, isso não significa que a musculação, por exemplo, não seja eficaz para a perda de peso, assim como esportes coletivos. Normalmente, as sessões de musculação têm um gasto energético um pouco menor, mas isso pode ser compensado aumentando a frequência semanal ou sendo mais assíduo”, explicou o professor.
E se uma pessoa pratica esportes, mas ainda possui a indesejada barriga?
“Provavelmente, um atleta que mesmo assim não consegue ter uma cintura menor e possui uma barriga mais proeminente precisa prestar um pouco mais de atenção em sua alimentação. A parte do exercício que cria um déficit calórico por meio do gasto energético já está sendo realizada. Talvez o consumo de calorias esteja muito alto ou desequilibrado”, afirmou Lima.
Fazer exercícios aeróbicos antes ou depois do exercício físico acelera a perda de gordura abdominal?
“No final das contas, emagrecer significa gastar mais energia do que se consome. Se você pratica exercícios de força e faz exercícios aeróbicos depois, ou se faz aeróbicos antes e força depois, isso é irrelevante. O que importa é o gasto calórico total durante todos os exercícios”, concluiu o Dr. Leonardo Lima.
Dado
Segundo a Nielsen Holding, os brasileiros são os que mais recorrem a medicamentos para emagrecer na América Latina. Essa pesquisa também indicou que 50% dos brasileiros tentam perder peso de alguma forma, sendo que 76% optam por dietas e 64% baseiam-se em exercícios físicos.