Exposição e cuidados para a beleza dos olhos: Como prevenir o envelhecimento

Ana Priscila
Tempo de Leitura 3 min

A exposição solar desprotegida, a poluição, o tabagismo, a baixa ingestão de água, a má alimentação, a insônia e o estresse. Todos esses são fatores cientificamente comprovados como prejudiciais à saúde, mas você sabia que eles também podem afetar a beleza dos seus olhos? A oftalmologista especializada em Plástica Ocular, Vias Lacrimais e Via Lacrimal Endonasal do Hospital CEMA, Rita de Cássia Lima Obeid, destaca que esses elementos podem acelerar o envelhecimento da região das pálpebras, um processo que, embora natural, pode ser influenciado por diversas causas.

O envelhecimento que ocorre naturalmente na área ao redor dos olhos está diretamente relacionado à diminuição das proteínas colágeno e elastina. Essas proteínas desempenham um papel crucial na criação e sustentação de várias partes do nosso corpo, incluindo a pele, garantindo sua elasticidade e vitalidade. À medida que envelhecemos, surgem as temidas linhas de expressão, rugas, flacidez e manchas. A especialista ressalta ainda que ocorre um aumento na liberação de radicais livres, substâncias que, quando em excesso, geram inflamações e reduzem os níveis de colágeno.

A Dra. Rita explica que a exposição solar excessiva, especialmente sem proteção, assim como o consumo de tabaco e álcool, a alimentação pobre em nutrientes, o estresse, distúrbios de sono e a poluição, são fatores que aceleram a produção de radicais livres. Essas moléculas, quando presentes em nosso organismo em excesso, podem desencadear efeitos prejudiciais, contribuindo para o envelhecimento precoce e diversas doenças.

Ela ressalta a importância de adotar uma melhoria na qualidade de vida, eliminando esses fatores de risco, não somente para preservar a juventude da região das pálpebras, mas para a saúde ocular e corporal como um todo. Para prevenir esses impactos, a médica aconselha o uso de óculos de sol com proteção contra raios solares e a eliminação dos hábitos prejudiciais já mencionados.

Nos casos em que o envelhecimento já se manifestou na área dos olhos, a Dra. Rita destaca que existem procedimentos médicos que podem ser adotados. Desde a blefaroplastia, que visa remover o excesso de pele e gordura, até tratamentos como peeling, estimuladores de colágeno e a utilização de laser. Em todos os casos, é crucial buscar orientação de um médico especialista para garantir que as ações adotadas sejam adequadas e seguras.

Tag: ,
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *