Falecimento de Jane Birkin aos 76 anos: Ícone da música e cinema nos anos 60 e 70

Luiz Antônio
Luiz Antônio
Tempo de Leitura 2 min

A cantora, atriz e modelo inglesa Jane Birkin faleceu aos 76 anos em sua casa em Paris, como reportado pelo jornal Le Parisien neste domingo. As causas da morte ainda não foram divulgadas, mas recentemente ela havia cancelado shows devido a problemas de saúde.

Nascida em Londres em 1946, Jane se tornou uma das mulheres mais famosas das décadas de 1960 e 1970.

Sua personalidade marcante e estilo inspiraram a grife Hermès a criar a famosa bolsa “Birkin”, que até hoje é um dos itens mais desejados da marca.

Sua carreira no cinema teve início com pequenos papéis em filmes de Michelangelo Antonioni, como “Blow-Up” (1966) e “Caleidoscópio” (1966). No entanto, seu destaque veio quando atuou em “Slogan” ao lado do músico e diretor Serge Gainsbourg, com quem iniciou um relacionamento amoroso. Juntos, gravaram o disco “Jane Birkin/Serge Gainsbourg” em 1969, que incluía a polêmica faixa “Je t’aime… moi non plus”, com sussurros que simulavam orgasmos. O relacionamento com Gainsbourg terminou em 1980, mas tiveram uma filha, Charlotte Gainsbourg, também cantora e atriz.

Ao longo de sua carreira, Jane Birkin atuou em diversos outros filmes e em 2007 fez sua estreia como diretora no filme “Caixas”. Na área musical, gravou 14 álbuns de estúdio, o último deles em 2020. Em 2010, colaborou com o ex-Mutante Sérgio Dias no álbum “We Are the Lilies”, onde também participaram Iggy Pop e a banda The Palmtree Family.

O mundo perde uma grande artista cujo talento e influência marcaram várias gerações. Jane Birkin será sempre lembrada por seu legado no cinema e na música. Descanse em paz.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *