Encontro será realizado em agosto com o objetivo de conectar cidades criativas e promover trocas de experiências na área gastronômica.
Florianópolis receberá em agosto a primeira edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia. A parceria entre o Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e a Prefeitura Municipal foi oficializada através de uma carta de intenções assinada pelo prefeito Topázio Neto e pelo presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, na quarta-feira (22), véspera do aniversário da cidade. O evento contou com a presença da coordenadora de Projetos Especiais e Relação com a Sociedade Civil da Prefeitura, Zena Becker, representantes do grupo gestor do FloripAmanhã, entidade responsável pela chancela da Unesco, além de membros da imprensa.
O I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia acontecerá de 03 a 05 de agosto, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. O evento contará com reuniões técnicas, plenárias, visitas a produtores locais e uma feira criativa, incluindo apresentações culturais, degustações de pratos típicos, aulas-show e espaço para restaurantes parceiros. A expectativa é reunir profissionais do setor, trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros.
O objetivo geral do encontro é conectar a cadeia produtiva, promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos, ideias e projetos, para gerar novos negócios, parcerias e cooperação entre as cidades chanceladas, além de divulgar as potencialidades e particularidades de cada cidade.
“O evento será uma excelente oportunidade para que as cidades criativas compartilhem suas histórias, tradições e patrimônios culinários e fortaleçam a rede brasileira, para sediar o 1º encontro das Américas em 2024, que reunirá 14 cidades de oito países em Florianópolis”, adianta o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni.
Santa Catarina e Florianópolis têm uma riqueza gastronômica diversificada, refletindo a influência de diversas culturas e a valorização dos ingredientes locais. Na capital catarinense, a gastronomia é um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego e renda, além de impulsionar os setores de comércio, serviços e turismo.