O Google anunciou o Gemini 1.5, novo modelo para inteligência artificial. Entretanto, a capacidade de processamento em menos tempo destaca-se como uma das principais melhorias. Além disso, a empresa destaca que o LLM consegue lidar com até 1 milhão de tokens, utilizando a arquitetura MoE para lidar com mais dados de forma mais rápida.
LEIA MAIS: Maneiras de aprimorar o uso eficiente da sua AirFryer
As melhorias do Gemini 1.5 estão relacionadas a uma arquitetura de inteligência artificial (IA) chamada de Mixture of Experts (MoE). Esta técnica permite ao Gemini selecionar parte do modelo de linguagem para atuar em um determinado comando, evitando a ativação de todas as redes neurais a cada nova tarefa.
Comparativamente, o Gemini é capaz de lidar com até 1 milhão de tokens, enquanto o GPT-4 chega a 128 mil tokens e o Gemini 1.0 consegue lidar com 32 mil tokens. No entanto, durante as pesquisas, os engenheiros conseguiram fazer o Gemini Pro lidar com 10 milhões de tokens.
O CEO da Alphabet, Sundar Pichar, explicou que o Gemini 1.5 consegue lidar com contextos mais amplos. Por exemplo, considerar toda a trilogia cinematográfica de Senhor dos Anéis em busca de erros de continuidade.
Inicialmente, a nova inovação será liberado para desenvolvedores e clientes corporativos. No entanto, ainda não se sabe quando ele irá chegar à plataforma pública do Gemini. A empresa também está realizando testes de segurança e de integridade no Gemini 1.5.
Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.