Globo 60 anos: Artistas que também comemoram seis décadas de carreira

Redação TEV
Redação TEV
Tempo de Leitura 3 min

Em 2024, a TV Globo celebra seus 60 anos de história — e, junto com a emissora, também é hora de homenagear artistas que marcaram gerações e seguem vivos na memória do público, atravessando seis décadas de carreira.

Vamos relembrar alguns desses nomes que ajudaram a escrever a história da música brasileira e caminharam lado a lado com a evolução da televisão no país:

Roberto Carlos
O “Rei” começou sua trajetória nos anos 1950 com o grupo The Sputniks, que depois virou The Snakes, e se apresentou no programa Clube do Rock, de Carlos Imperial.
Nos anos 1960, liderou o movimento da Jovem Guarda e consolidou seu nome como o maior ícone da música romântica brasileira. Desde 1974, seus especiais de fim de ano se tornaram tradição na TV Globo. Em 2024, Roberto comemora 50 edições consecutivas do especial.

Gilberto Gil
Gil lançou seu primeiro disco em 1962, em Salvador. No ano seguinte, chamou a atenção de Caetano Veloso durante apresentações em uma TV local. Em 1964, participou do show Nós, por Exemplo, ao lado de Caetano, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé.
Foi um dos líderes do movimento Tropicália, que revolucionou a MPB ao misturar música regional com rock e pop. Exilado durante a ditadura militar, Gil voltou ao Brasil como um símbolo da resistência cultural.

Maria Bethânia
Bethânia estreou em 1963 no teatro, e em 1964 participou dos shows Nós, por Exemplo e Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, que reuniram futuros nomes da Tropicália.
Seu primeiro show solo, Mora na Filosofia, chamou a atenção de Nara Leão, que a levou para o Rio de Janeiro. Desde então, Maria Bethânia construiu uma carreira sólida, marcada por interpretações intensas e forte ligação com a cultura popular brasileira.

Caetano Veloso
Caetano iniciou a carreira compondo trilhas para o teatro em Salvador. Em 1964, estrelou o show Nós, por Exemplo, ao lado de Gil, Bethânia, Gal e Tom Zé — grupo que depois se tornaria conhecido como Doces Bárbaros.
Em 1967, lançou o LP Domingo com Gal Costa e se destacou como um dos fundadores da Tropicália. Com forte presença política e artística, Caetano se transformou em um dos maiores nomes da música brasileira no cenário internacional.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *