De acordo com um anúncio recente do Google, o YouTube resolveu descontinuar o recurso Stories, que permite aos usuários compartilhar vídeos que desaparecem após um determinado período de tempo. Essa mudança ocorrerá no dia 26 de junho, após o qual o recurso não estará mais acessível.
Lançado em 2017 como concorrente do Instagram Stories, esse recurso está disponível apenas para canais com mais de 10.000 inscritos. Os criadores de conteúdo o utilizam para dar uma prévia de seus próximos projetos, dar uma olhada em seus processos de gravação e outros conteúdos relacionados e compartilhar vídeos que só podem ser acessados por sete dias após o upload inicial.
A empresa de Mountain View emitiu um comunicado explicando sua decisão de descontinuar as histórias do YouTube. Eles citaram seu interesse em priorizar outros recursos da plataforma que facilitam uma conexão mais forte entre os criadores e seus fãs.
Um desses recursos é a postagem na comunidade, que foi estendida a milhões de usuários e agora oferece ferramentas para engajamento, como enquetes e questionários.
O gigante da tecnologia Google sugeriu o YouTube Shorts como uma opção viável para pessoas que ainda usam histórias para atrair seguidores. Esse formato ganhou imensa popularidade e, de acordo com o Google, tem potencial para gerar um número significativamente maior de assinantes em comparação com a funcionalidade que está sendo descontinuada.
O formato estabelecido do Instagram, que originalmente se inspirou no Snapchat, foi abandonado por mais do que apenas o YouTube.
A Netflix também optou por descontinuar seu recurso de recomendar conteúdo aos assinantes por meio de vídeos de 30 segundos, seguindo o mesmo caminho do YouTube. O destino das frotas do Twitter foi semelhante ao das histórias do LinkedIn.
O Fleets ficou disponível por pouco mais de oito meses e permitiu aos usuários compartilhar momentos profissionais com um tempo máximo de exibição de 24 horas.
A partir de 26 de junho, os criadores do YouTube não terão mais acesso ao recurso de histórias da plataforma, conforme afirma o gigante dos buscadores. Qualquer conteúdo que tenha sido compartilhado anteriormente usando esse recurso terá uma data de validade de sete dias a partir de sua postagem original.
Leia mais em: Notícias