A canção é uma homenagem à sua esposa, Lucy Vianna, que estava casada com o músico até seu falecimento em um acidente de ultraleve em 2001. O acidente também deixou Herbert Vianna paraplégico.
Antes de interpretar a música, ele destacou: “O meu eterno amor, mãe dos meus três filhos e que estava comigo no acidente de ultraleve, e que, por razões cármicas, já passou para um nível mais elevado [morreu], era inglesa de nascimento.”
“Nossos três filhotes nasceram lá [na Inglaterra], sendo que meu garoto, o primeiro, nasceu em casa, de parto normal, feito por mim. A médica chegou para cortar o cordão quando eu estava com ele nas mãos. As duas meninas nasceram lá, também, mas elas nasceram na água.”
Herbert Vianna enfatizou que Lucy estudava bastante sobre a cultura brasileira: “Por causa disso, eu tentei escrever uma canção usando no refrão a língua dela, mas ao mesmo tempo descrevendo que ela tinha uma alma brasileira, muito curiosa, interessada e entusiasmada.”
Sobre a música “Uma Brasileira”, ele comentou: “Foi uma parceria com o grande Carlinhos Brown, que tinha uma ideia rítmica e melódica. Eu comecei a harmonizar a ideia dele e então coloquei essa letra por cima.”
Marcos Mion acrescentou: “Tenho certeza de que essa homenagem cumpriu seu papel, pois a música se tornou um clássico e não pode faltar em nenhum show do Paralamas.”