A partir de setembro, os turistas japoneses terão a oportunidade de visitar o Brasil sem a necessidade de emitir um visto. Da mesma forma, os brasileiros que planejam viajar ao Japão também serão beneficiados com essa isenção. O anúncio desse acordo foi feito nesta quarta-feira (9) após negociações entre os governos dos dois países.
Essa isenção de visto se aplica a brasileiros e japoneses portadores de passaporte comum, que poderão viajar por até 90 dias sem a obrigatoriedade do visto. A medida entrará em vigor a partir do dia 30 de setembro de 2023 e terá uma validade inicial de três anos. Esse entendimento foi alcançado após o encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, durante a Cúpula do G7, que ocorreu em maio deste ano na cidade de Hiroshima.
Essa isenção de visto contribuirá para fortalecer ainda mais as relações entre os dois países, especialmente no ano em que se celebra os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Ela terá impacto significativo em diversas áreas, como comércio bilateral, combate às mudanças climáticas, educação e integração entre as comunidades.
Além disso, essa medida terá um efeito direto na promoção do turismo internacional, facilitando a entrada de japoneses que desejam conhecer e visitar o Brasil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a notícia e destacou os esforços da agência para incentivar o fluxo de turistas japoneses para o Brasil. “A Embratur estará presente no Japão em setembro para participar de um grande evento com profissionais de turismo de aventura. Também já nos reunimos com o embaixador japonês no Brasil e estamos trabalhando em conjunto para promover nossos destinos lá e cá”, afirmou Freixo.