Atriz, jornalista e responsável por construir uma comunidade digital com seus esquetes nas redes sociais, interpretando personagens marcantes como “a intercambista de Dublin”, “Laura Tampurini, a repórter sudestina”, “esquerdomacho”, entre outros, a pernambucana Ademara Barros, mais conhecida como Ademaravilha, esteve presente no podcast “Os Nordestinos Pelo Mundo”, apresentado por Léo Paiva, compartilhando detalhes da sua trajetória profissional e vida pessoal.
Durante o programa, Ademara relembrou sua chegada ao Rio de Janeiro, aos 23 anos, em busca de melhores oportunidades profissionais. Trabalhando em uma redação jornalística na época, a artista enfrentou dificuldades e se surpreendeu ao vivenciar uma realidade de preconceitos.
“Eu vivi situações muito desconfortáveis entre repórteres, entre pessoas de onde eu não imaginava que surgissem falas tão problemáticas. No meu primeiro trabalho no Rio eu fui demitida sendo chamada de ‘nordestina escrota’, inclusive. Em todos os momentos que eu falo de xenofobia não é de forma hiper superficial, com coisas que eu acho que são assim, eu realmente vivi coisas que eu jamais imaginei que as pessoas realmente faziam”, relembra.
Além das falas preconceituosas, Ademara ainda precisou ouví-las diante de vários colegas de trabalho após ter sua privacidade invadida, ouvindo também que a empresa teria mais atenção ao contratar nordestinos a partir daquele momento.
“Sem filtro” na Netflix e relação com o humor:
Com o bom humor intrínseco e a bagagem artística construída desde os 14 anos estudando teatro, durante a pandemia Ademara passou a usar as redes sociais para a criação de conteúdo, utilizando o tom humorístico para provocar e instigar o público acerca de temáticas relevantes, como a xenofobia e o machismo.
Desde então, o sucesso nas redes sociais foi só aumentando, sendo hoje representado por mais de 600 mil seguidores no Instagram. Dona de uma carreira em ascensão, no episódio do podcast “Os Nordestinos Pelo Mundo”, Ademara comentou sobre os projetos em andamento e trabalhos como atriz, em especial a série “Sem Filtro”, protagonizada por ela na Netflix. Na produção, Ademara vive Marcely, uma jovem que decide largar a faculdade para se dedicar ao mundo digital.
“É bem impactante. Ao mesmo tempo é o resultado de muito trabalho. Para quem constrói uma trajetória muito pautada nos próprios esforços, é muito gratificante fazer um teste como esse, porque eu não fui convidada para fazer a personagem, eu fiz teste, passei por várias etapas. A gente sabe que é uma trajetória muito difícil, criar uma visibilidade a partir da internet. Então, ter a oportunidade de ser vista por alguém desse mercado é muito gratificante”, destaca Ademara.
Léo Paiva, apresentador do podcast, aproveitou a oportunidade para celebrar a entrevista, aguardada pelo público do podcast “Os Nordestinos Pelo Mundo” há bastante tempo.
“Foi massa demais. A primeira pessoa que pediu a Ademara no programa foi quando a gente tinha quatro meses, eu lembro porque eu guardo todas as caixinhas de perguntas. Acompanho ela há muito tempo, sou fã e amei a participação. Com a nossa entrada em mais praças do Nordeste, receber convidados de outras regiões, como Ademara e Lenine representando Pernambuco, me deixa muito feliz”, pontuou.
O episódio do podcast “Os Nordestinos Pelo Mundo” com Ademara já está disponível. Clique aqui para assistir.
Sobre “Os Nordestinos pelo Mundo”:
O podcast “Os Nordestinos pelo Mundo”, apresentado por Léo Paiva, é dedicado a compartilhar histórias inspiradoras de personalidades do Nordeste em diversos segmentos, como música, comportamento, empreendedorismo, esporte, saúde, gastronomia e muito mais. O programa busca valorizar a cultura nordestina e promover a diversidade e o talento da região.