Kawasaki lança suas primeiras motos elétricas, confirmadas para o Brasil

Brenno Ramos
Tempo de Leitura 3 min

A Kawasaki revelou oficialmente os detalhes técnicos de suas primeiras motos elétricas: a Ninja e-1 e a Z e-1. embora esses modelos tenham feito sua estreia no Salão de Milão de 2022 (EICMA), os detalhes de desempenho permaneceram um mistério até agora.

Durante o evento na Itália no ano passado, o presidente global da Kawasaki confirmou, em entrevista exclusiva ao MOTOO, que essas motos serão comercializadas no Brasil.

Atualmente, ainda não temos informações adicionais sobre o lançamento desses modelos em território nacional. Os preços para os mercados europeu e japonês ainda não foram divulgados, mas espera-se que sejam anunciados até outubro. Apesar de funcionarem sem combustível, as motos elétricas têm uma aparência muito semelhante aos modelos da Ninja 400 e Z400.

Potência das motos elétricas

As motocicletas elétricas da Kawasaki estão equipadas com um motor de potência nominal de 5 kW, equivalente a 6,8 cv (com capacidade máxima de 9 kW), resultando em cerca de 12 cavalos de potência. Elas utilizam um sistema com duas baterias removíveis conectadas em paralelo, o que melhora a eficiência do carregamento, conforme afirmado pela fabricante. O torque dessas motos elétricas é de 4,1 kgfm.

Velocidade máxima e tecnologia

Como é comum em motos elétricas, a Ninja e-1 e a Z e-1 não possuem embreagem nem marchas, oferecendo uma experiência de pilotagem simples, com o famoso “girar e acelerar”. Além disso, apresentam dois modos de pilotagem (Road e Eco) e a opção “e-boost”, que fornece uma potência máxima de 9 kW. A velocidade máxima declarada é de 99 km/h. Também estão disponíveis funções de marcha à ré e “passos de caminhada” para manobras em espaços apertados ou para retroceder em subidas.

Essas motos têm acabamentos nas cores prata e verde. O painel do piloto é composto por uma tela TFT com conectividade para smartphones, fornecendo informações essenciais, como status da moto, autonomia e modo de pilotagem selecionado (Road ou Eco).

As opções de recarga incluem um posto de recarga onde a bateria pode ser inserida, bem como um cabo que pode ser conectado à moto por meio de uma tomada localizada sob o banco. As baterias possuem indicadores de carga embutidos. Além disso, estão disponíveis diversos acessórios, como assentos Ergo-Fit com +30 mm de altura.

A empresa divulgou uma autonomia de 72 km para essas motos elétricas. Elas também contam com um sistema de frenagem regenerativa que auxilia no recarregamento da bateria.

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