Lula e Biden anunciam ‘parceria pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras’

Ana Priscila
Ana Priscila
Tempo de Leitura 2 min

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniram em Nova York nesta quarta-feira (20) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Durante o encontro, eles anunciaram a “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras”, uma iniciativa conjunta para promover melhorias nas condições de trabalho e direitos dos trabalhadores.

Lula, que viajou para Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU, destacou a importância de fortalecer a relação entre EUA e Brasil em busca de objetivos comuns, como o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. Ele também alertou para os desafios enfrentados pela democracia devido à negação da política, que tem aberto espaço para o surgimento de grupos extremistas em várias partes do mundo.

O presidente brasileiro reiterou a necessidade de combater as desigualdades e destacou que a redução da pobreza e da desigualdade beneficia a todos, inclusive os mais ricos.

A parceria entre Brasil e Estados Unidos visa promover a geração de empregos com direitos trabalhistas e proteger os trabalhadores que atuam em plataformas digitais, como motoristas de transporte de passageiros e entregadores de refeições. Além disso, pretende ampliar o conhecimento sobre direitos trabalhistas, garantir que a transição energética gere empregos dignos e apoiar programas de cooperação técnica relacionados ao trabalho.

Lula também terá uma audiência com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a Assembleia Geral da ONU. Será o primeiro encontro entre os dois líderes, que têm dialogado por telefone. A reunião é resultado de negociações que se estenderam por meses entre os dois países. Lula busca uma abordagem neutra em relação ao conflito entre Ucrânia e Rússia e deseja reunir países considerados neutros para promover uma negociação de paz.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *