São raros os destinos turísticos populares que conseguem manter firmes suas raízes e sua autenticidade. Marrakesh é um deles, e isso começa pelo prato. A cidade é absolutamente fascinante devido ao universo de cores, cheiros e sabores peculiares que compõem seu rico cenário gastronômico. A herança berbere e árabe, as influências africanas e, infelizmente, os vestígios da época do colonialismo francês fazem de Marrakesh um destino gastronômico inigualável.
Antes de sentar à mesa e provar as inúmeras especialidades locais, faz todo sentido passear pelo labirinto da Medina, vibrar no clima das praças animadas, adentrar os mercados tradicionais, sentir o cheiro das especiarias, apreciar um banho turco local (hammam) e admirar a magnífica arquitetura da Mesquita Koutoubia ou do palácio El Badi, entre numerosos outros programas possíveis. Foi nesse canto do mundo que o francês Yves Saint Laurent decidiu desfrutar seus melhores momentos.
Nos anos 1980, junto com seu marido Pierre Bergé, o estilista se apaixonou pela propriedade Jardin Majorelle e decidiu se apropriar dessa paleta de cores vibrantes, dos botânicos e da arquitetura dessa casa que merecem ser contemplados. Após sua morte em 2008, suas cinzas foram espalhadas nos jardins como um testemunho de seu amor pela cidade, uma eterna fonte de inspiração para suas criações. Bem ao lado, no museu que leva seu nome, é possível compreender melhor sua vida e admirar suas obras.
Mergulhar na culinária de Marrakesh consiste em fazer uma verdadeira homenagem à cultura local e suas misturas. Preparar-se para viver uma experiência intensa, sentir uma riqueza abundante e digerir as influências que coabitam nos entornos. Nessa terra mágica, as ervas aromáticas e especiarias dão o tom e são, sempre, as protagonistas. As comidas favoritas em Marrakesh, e não somente por lá, são as encontradas na rua.
Por exemplo, a pastilla, uma massa folhada crocante recheada de carne de pombo com amêndoas, é uma iguaria que encanta. Os típicos espetinhos de carne, chamados de brochettes, se misturam nos estandes com os falafels, as lulas empanadas, as samosas e as batatas. Mais adentro, os rituais e as especialidades da mesa marroquina são plurais e merecem ser degustadas nos vários bons restaurantes da cidade.
A começar pela harira, uma sopa feita com lentilhas, tomates, carne e, sempre, bastante especiarias. O tajine, ícone mundial, é um cozido com vegetais e um tipo de carne que dispensa apresentações. Há várias formas de preparo, cada um defende a sua. Outro traço da cultura local é o cuscuz marroquino, que já foi exportado para vários cardápios ao redor do globo. A lista de especialidades e receitas é imensa. É sempre bom guardar um tempo para provar os doces locais, um dos principais pecados gastronômicos. Pode-se ir e voltar a Marrakesh quantas vezes for possível, porque há sempre algo delicioso para provar.
Vá até Marrakesh sem pressa nenhuma, com a mente aberta, com um apetite de descoberta e com muita fome. Vá e volte várias vezes, com um máximo de tempo. Dentro das dezenas de boas possibilidades gastronômicas na cidade, esses dez lugares marcarão a sua memória.
- Le Bacha: A história do lindíssimo Bacha Coffee é apaixonante. Construído em 1910, o imponente palácio Dar el Bacha acolhia personalidades do mundo das artes e da política em torno de xícaras fumegantes de café arábica. Hoje chamado de Musée des Confluences, é um lugar incrível para tomar uma xícara de café ou mesmo dar um passeio, no mínimo, intrigante.
- La Grande Table Marocaine: Dentro do suntuoso hotel Royal Mansour há um dos melhores restaurantes do Marrocos e do mundo. A chef estrelada francesa Hélène Darroze comanda o restaurante que costuma levar vários prêmios graças à sua consistência e busca ininterrupta por excelência.
- Dar Yacout: Marcante, potente, suntuoso, único no mundo. A experiência no restaurante começa pela chegada nas ruas da Medina seguida da entrada pitoresca por uma porta quase secreta – uma vez que ele está instalado no topo de um riad, nome dado às casas ricas da região. Lá dentro, sente-se e prepare-se para viver momentos fartos, harmoniosos e inesquecíveis.
- Al Fassia: Fundado em 1986 por um grupo de mulheres marroquinas da mesma família, esse restaurante é uma verdadeira joia e instituição. Aqui serve-se um dos melhores cuscuz do planeta.
- Terrasse Bakchich: Localizado no coração da Medina, é um ótimo lugar para experimentar tajines autênticos e experimentar a hospitalidade local.
- Scarabeo Camp: Agafay, terra mineral com paisagem lunar, é um cenário perfeito para assistir ao pôr do sol. O restaurante arma tendas brancas que contrastam com as impressionantes montanhas do Atlas, proporcionando uma experiência sensorial única.
- Sahbi Sahbi: Neste restaurante, a equipe é composta por mulheres de diferentes regiões e origens que homenageiam a cultura gastronômica marroquina com um cardápio criativo e diverso.
- L’Ô à la Bouche: Um dos melhores lugares para experimentar a cozinha de bistronomie, uma interessante mistura da cozinha de bistrô com a alta gastronomia.
- Grand Café de La Poste: Um verdadeiro ícone social e um lugar ideal para ver e ser visto. Oferece clássicos da cozinha francesa com toques locais.
- Pâtisserie Amandine: Uma pâtisserie de herança francesa que oferece várias delícias típicas locais e francesas, incluindo a “Corne de Gazelle”, uma massa delicada recheada de pasta de amêndoas.
Espero que essas sugestões culinárias tornem sua visita a Marrakesh ainda mais especial.