Embora as startups que combinam marketing e tecnologia, conhecidas como martechs, tenham começado a ganhar destaque no mercado a partir de 2014, foi a partir de 2019, e principalmente em 2021, que realmente ganharam impulso.
De acordo com dados da empresa de pesquisa Distrito, o número de martechs no Brasil aumentou de 727 em fevereiro de 2021 para 1.013 em dezembro do mesmo ano. Atualmente, existem 1.397 startups nessa categoria.
Juntamente com a tendência de integrar tecnologia e marketing, agências de publicidade também abriram suas próprias divisões de martechs ou adquiriram startups do setor.
De acordo com os dados da Distrito, as martechs foram o setor de startups mais adquirido no primeiro trimestre deste ano, com quatro fusões e aquisições.
Em 2011, a Fbiz criou um departamento focado em adtech, martech e e-commerce. Em 2015, esse departamento se tornou uma divisão independente da agência chamada Marketing Tech, com o objetivo de atender a clientes fora da carteira da Fbiz.
Em 2019, a Marketing Tech se transformou na Match e se separou da agência mãe. A Match conduz projetos de seleção e implementação de tecnologias, consultoria estratégica para programas de CRM e fidelidade, e operações de marketing baseadas em dados.
Outra agência do WPP, a VMLY&R, adquiriu a Marketdata em 2006, uma empresa fundada em 2000 por Rubens Stephan. Em 2022, Fabia Juliasz assumiu a liderança da martech em substituição a Stephan.
A Marketdata atua como uma consultoria centrada em dados e tecnologia, com foco na utilização eficaz dos dados para impulsionar os resultados das empresas.
Durante a pandemia, as empresas que combinam marketing e tecnologia se tornaram ainda mais importantes para as estratégias das marcas, devido à necessidade de adotar um modelo 100% digital.
As plataformas de martech experimentaram um grande crescimento, à medida que as empresas investiam em infraestrutura digital para encurtar a distância entre o produto e o consumidor.
Agora, o mercado busca justificar esses investimentos com eficiência operacional, aumentando as margens e encontrando valor nos dados dos consumidores.
Tatiana Costantini, diretora-executiva de negócios da Marketdata, acredita que este é o momento de utilizar de maneira mais eficaz e ampla esse ambiente tecnológico. A consultoria tem observado um aumento significativo na demanda por projetos de consultoria nos últimos dois anos.
Além disso, a equipe da Marketdata testemunhou a segunda onda de automação, com empresas buscando soluções de fidelização de clientes e plataformas de gerenciamento de dados do cliente (CDP) para criar uma visão unificada dos consumidores.