Ministério da Educação publica cronograma do Prouni 2024.2

Redação TEV
Redação TEV
Tempo de Leitura 3 min

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (16) as datas para o Prouni 2024.2 através de um edital oficial. Este programa, operado pelo Governo Federal, oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

As inscrições para o Prouni 2024.2 estarão abertas de 23 a 26 de julho, e os interessados devem acessar o Portal de Acesso Único em acessounico.mec.gov.br/prouni utilizando o login do gov.br com CPF e senha.

Os resultados das chamadas serão divulgados em duas etapas: a primeira chamada em 31 de julho e a segunda em 20 de agosto. Os candidatos que não forem selecionados nessas chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 9 e 10 de setembro de 2024, com o resultado final desta lista sendo anunciado em 13 de setembro.

Para se inscrever no Prouni 2024.2, os candidatos devem indicar até duas opções de curso, especificando a universidade e o turno desejados, organizados por ordem de preferência. Eles também devem escolher concorrer na modalidade de ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas.

Os requisitos para participar incluem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022 ou 2023, com média mínima de 450 pontos em todas as provas e nota maior que zero na redação. Além disso, os candidatos devem atender a critérios específicos relacionados à sua formação escolar e à renda familiar, conforme estipulado pelo edital do programa.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, enquanto as bolsas parciais são para aqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

O processo seletivo considerará a nota de corte diária dos cursos escolhidos pelo candidato, sendo validada como válida a última opção marcada no Portal de Acesso Único.

Esta iniciativa visa proporcionar acesso ao ensino superior a um amplo espectro de estudantes, incentivando a formação acadêmica e profissional através de oportunidades de estudo subsidiadas.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *