“Not Like Us” de Kendrick Lamar incendeia rivalidade com Drake

Ana Priscila
Tempo de Leitura 6 min

Na noite da última quinta-feira (5), a rivalidade entre Kendrick Lamar e Drake se intensificou com o lançamento do aguardado videoclipe “Not Like Us”. Em menos de 12 horas, o vídeo já alcançou mais de 12 milhões de visualizações no YouTube, entrando rapidamente no top 10 dos vídeos mais populares da plataforma.

A tensão entre os dois rappers não é recente, mas ganhou novos contornos desde março deste ano, com a estreia de “Like That” por Kendrick Lamar. Desde então, uma sequência de nove músicas foi lançada, cada uma servindo como resposta direta ao rival.

Em “Like That”, que conta com a colaboração de Future e Metro Boomin, Lamar faz alusão a “First Person Shooter”, um single de Drake e J. Cole lançado no final de 2023. As letras giram em torno da disputa pelo título de “MC mais poderoso”.

Agora, “Not Like Us” está sendo cotada para possíveis indicações ao Grammy de 2025. Como um “diss track” — termo usado no hip hop para músicas que têm como principal objetivo atacar ou insultar alguém —, é raro que esse tipo de música seja reconhecido em grandes premiações, apesar de seu apelo popular.

Harvey Mason Jr., CEO da Recording Academy, comentou ao site “TMZ” no último dia 26: “É claramente uma música impactante. A qualidade da produção é indiscutível. Kendrick tem um histórico de sucesso com a Academia, então não vejo por que ‘Not Like Us’ não poderia ser indicada. Tudo depende dos membros da Academia e do quanto eles apreciam o registro.”

Grande parte das cenas de “Not Like Us” foram gravadas nas últimas semanas em Compton, Califórnia, cidade natal de Kendrick Lamar, conhecida por sua pobreza, violência e população majoritariamente negra. O vídeo inclui imagens de moradores locais cantando a música, criando um elo com as raízes culturais do rapper. Compton também é berço de lendas como Dr. Dre e Ice Cube.

Na letra de “Not Like Us”, Kendrick Lamar acusa Drake de se envolver com menores de idade e de buscar apoio de outros rappers americanos, como Quavo e 21 Savage, para se firmar no cenário do hip hop. Lamar também critica o canadense por desonrar o legado de Tupac Shakur e faz piadas sobre suas coreografias em vídeos anteriores.

Detalhes e símbolos no clipe

  1. Flexões de braço: Logo no início do clipe, Kendrick aparece fazendo flexões, em referência ao clipe “Push Ups” de Drake, lançado em abril. Nesse vídeo, Drake afirma que outros artistas ajudaram Lamar a alcançar sua posição atual. Em inglês, “push up” significa flexão de braço. Kendrick usa um pente garfo no cabelo, símbolo de resistência negra e exaltação do black power. Em “Euphoria”, lançada em maio, Kendrick acusa Drake de “fingir ser negro” e faz uma brincadeira com o nome da série “Euphoria”, produzida pelo canadense e estrelada por Zendaya. Lamar ainda chama Drake de “colonizador” em “Not Like Us”.
  2. Coruja em apuros: A coruja, símbolo da gravadora de Drake, OVO, é destacada no clipe quando Kendrick destrói uma piñata em formato de coruja, zombando: “Aviso! Nenhuma OVO foi ferida durante a produção deste vídeo”. No final, Kendrick observa uma coruja presa em uma gaiola.
  3. Críticas aos comportamentos de Drake no Brasil: Em 2019, Drake causou polêmica ao se recusar a consumir alimentos e bebidas locais durante sua passagem pelo Brasil para o Rock in Rio, importando tudo do Canadá. Roberto Medina, organizador do evento, declarou recentemente que Drake está banido do festival por sua falta de respeito. Além disso, Drake cancelou uma apresentação no Lollapalooza do ano passado no próprio dia do show, optando por passar a noite em uma boate de striptease em Miami. Isso gerou forte desaprovação entre os fãs brasileiros.
  4. Aparição do ex-estrela da NBA: DeMar DeRozan, ex-jogador do Toronto Raptors, time de coração de Drake, faz uma breve aparição no clipe. A câmera foca rapidamente nele antes de cumprimentar Kendrick e sair de cena. Lamar menciona DeRozan na canção, celebrando seu retorno à cidade natal, Chicago: “Tô feliz pelo DeRoz’ ter voltado pra casa, vocês também não mereciam ele”.
  5. Família em evidência: Kendrick Lamar é notoriamente reservado sobre sua vida familiar. Em 2022, ele lançou o álbum “Mr. Morale & the Big Steppers” com uma capa que inclui sua esposa Whitney Alford e seus dois filhos. Em “Family Matters”, Drake acusou Kendrick de agredir sua esposa. No clipe de “Not Like Us”, a família de Kendrick aparece enquanto ele joga com palavras relacionadas ao título da diss de Drake. Em “meet the grahams”, Lamar expõe a família de Drake, criticando seu pai, apoiando sua mãe e filho, e alegando que Drake teria abandonado um filho suposto.
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *