Novo BDR do Nubank debuta com valorização de 5,41% em sua estreia na B3

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 4 min

Durante o período entre 13 de julho e 11 de agosto, os investidores foram brindados com a oportunidade de fazer seleções em relação aos seus ativos, tendo à disposição três alternativas distintas.

O banco digital Nubank (NU) implementou uma alteração na categoria dos seus Brazilian Depositary Receipts (BDRs), que agora passam a ser identificados pelo novo código de negociação ROXO34, a partir desta segunda-feira (14).

Os BDRs NUBR33, anteriormente alvo de negociações da empresa, foram transformados em BDRs Nível I Não Patrocinados, seguindo o processo delineado em setembro do ano passado. O preço de negociação estipulado para o ROXO34 correspondeu ao fechamento do NUBR33 na sexta-feira, fixado em R$ 6,28. No seu debut, esses ativos exibiram um crescimento de 5,41%, encerrando a sessão a R$ 6,62.

Investidores tiveram um intervalo que se estendeu do dia 13 de julho até 11 de agosto para escolher entre três opções para seus ativos:

i) trocar seus BDRs por ações na Bolsa americana;
ii) converter seus BDRs Nível III em BDRs Nível I Não Patrocinados;
iii) receber o montante equivalente através da venda dos BDRs.

Os que não efetuassem sua escolha até o prazo final seriam automaticamente inseridos na terceira alternativa (ou seja, receberiam o valor proveniente da venda dos BDRs).

O Nubank enfatizou em um comunicado que, quando realizou seu IPO (Oferta Pública Inicial) em dezembro de 2021, optou por uma listagem dual, com ações disponíveis tanto na Bolsa de Nova York quanto em BDRs Nível III no Brasil, que agora foram transformados em BDRs Nível I Não Patrocinados.

Os BDRs Nível I Não Patrocinados pertencem à mesma classe dos BDRs de grandes corporações de tecnologia globais que já são transacionados na Bolsa brasileira. “Isso significa que outra instituição financeira será responsável pelos recibos (e não a própria companhia listada)”, esclareceu a fintech.

O Bradesco atuará como banco depositário do programa Nível I não patrocinado.

Enquanto o BDR Nível III é emitido por empresas estrangeiras com registro de companhia aberta no Brasil – ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – o BDR Nível I é emitido por empresas estrangeiras sem a necessidade desse registro. “Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas suas ações também podem ser transacionadas aqui”, destacou a empresa.

A negociação dos BDRs Nível III na B3 foi autorizada até o fechamento do pregão do dia 11 de agosto de 2023. Os BDRs Nível I Não Patrocinados, por outro lado, passaram a ser transacionados na B3 a partir desta segunda-feira.

Desse modo, tem início a negociação dos BDRs Nível I Patrocinados sob o código “ROXO34”, com o nome de pregão “NU HOLDINGS”.

Após a conclusão da descontinuidade do programa de BDRs Nível III por meio da realização dos procedimentos estipulados, a companhia segue com o requerimento de cancelamento de registro de companhia aberta perante a CVM.

Tag: ,
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *