Uma programação gratuita pautada por vivências, oficinas e shows musicais voltada para todos os públicos.
A nona edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana acontece de 15 a 23 de julho de 2023, no Parque Rachel de Queiroz se consolidando como um dos maiores festivais de arte urbana da América Latina.
Em janeiro deste ano, o Festival foi agraciado com o Prêmio Brasil Criativo, uma chancela do Ministério da Cultura, na categoria arte urbana, por fomentar a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística e o consumo da arte em seus espaços de convivência.
Esta edição será realizada no Parque Rachel de Queiroz, um espaço que já conquistou dois prêmios pela sua importância como projeto de requalificação urbana: o primeiro lugar do prêmio Obra do Ano de 2022 e o prêmio de melhor projeto de urbanismo em fevereiro de 2023, ambos pela plataforma Archdaily, um dos principais portais de arquitetura, urbanismo e design do mundo.
De acordo com Narcélio Grud, idealizador do Concreto, a realização do Festival no Parque objetiva estabelecer um diálogo mais assertivo com a diversidade de público que frequenta este espaço, através de uma programação plural, aberta e acessível a toda comunidade.
Mais de 40 artistas participam das ações do Festival que ocuparão o Parque com esculturas, instalações eólicas, instalações específicas para os animais do parque, intervenções artísticas, ações educativas com foco no meio ambiente, ações formativas, programação infantil, feirinha criativa e shows musicais.
Todas as obras que estarão expostas no parque, são de caráter interativo e com um designer criado para proporcionar uma maior conexão com a natureza e seu entorno.
Ações Formativas
Dentro da programação acontecem as atividades formativas do Festival que serão realizadas pela Amplitude – Escola de Arte Urbana no espaço de convivência multiúso da ENEL. Serão ofertadas gratuitamente, oficinas de origami, grafite infantil, iniciação ao grafite para a melhor idade e uma oficina de Light Paint. Neste espaço também acontecerão as exibições do Cine Concreto com filmes sobre arte urbana, material artístico dos artistas participantes, cronologia das edições anteriores e vídeos institucionais.
Concreto Ambiental
Ao longo do Parque Rachel de Queiroz, serão disponibilizados pontos de coleta seletiva para o recolhimento de todo o lixo gerado pelo Festival Concreto. Toda coleta será separada, embalada, pesada e entregue no Ecoponto Presidente Kennedy. A pontuação resultante da coleta do festival será destinada à Rede Estadual de Catadores.
Realização
O Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana é realizado por Amplitude – Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social (IACIS). Conta com o patrocínio da empresa de Tintas Iquine. Agradecimento Enel. Apoio Institucional do Instituto Dragão do Mar, Hub Cultural, Porto Dragão e Secretaria da Cultura do Estado através da Lei do Mecenato. E o apoio cultural da OOH Brasil.
Festival Concreto
O Festival acontece em Fortaleza desde 2013, reunindo artistas de diversos países com propostas e linguagens distintas no campo da arte urbana. Desta interatividade com a cidade, já foram produzidas diversas instalações, intervenções e pinturas murais nos edifícios e espaços públicos do centro, na orla marítima, e na periferia de Fortaleza, ressignificando o conceito de espaço urbano através do intercâmbio cultural. 975 artistas já passaram pelo Festival, sendo 727 locais, 146 nacionais e 102 internacionais.
Parque Rachel de Queiroz
Um dos parques mais visitados de Fortaleza tanto por sua relevância urbanística, como pela qualificação do espaço urbano de melhor acolhimento à comunidade. O parque beneficia hoje mais de 300 mil pessoas da zona oeste de Fortaleza, que vivem nos 14 bairros adjacentes. É considerado o maior do município e segundo maior do estado. O Parque Rachel de Queiroz conta com 10 km de extensão e área total de aproximadamente 203 hectares. Localizado na região oeste de Fortaleza, o parque conta com mais de 2.400 espécies de plantas, entre arbustos, árvores e palmeiras, além de estação de tratamento conhecida como wetlands, com nove micro lagoas que utilizam um sistema natural de tratamento de efluentes com plantas aquáticas para fitorremediação e decantação, responsáveis pela melhoria da água na região. Em março deste ano, o Parque Rachel de Queiroz também recebeu, junto a outros nove pontos de Fortaleza, o maior plantio simultâneo de árvores do Brasil.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL CONCRETO
Dia 15.07 – Abertura do Festival Concreto em parceria com HUB Cultural Porto Dragão, que nesta data comemora 04 anos de atuação e valorização da arte e da cultura produzidas no Ceará.
16h – Intervenção Urbana com Amanda Nunes e Terroristas del Amor
17h – Cortejo com Caravana Cultural no Coreto Poço da Draga
18h – Abertura da Exposição Concreto Team na Praça das Artes 19h – Show | Gutto
20h – Discotecagem com DJ Bugzinha
Dia 16.07
Visitação dos Artistas aos Espaços Públicos e Culturais da cidade
Dia 17.07
Pinturas, Intervenções & Instalações Artísticas
Dia 18.07
Pinturas, Intervenções & Instalações Artísticas
Dia 19.07
Pinturas & Instalações
ESPAÇO ENEL
19h – Oficina Graffite para Melhor Idade com Rafael Limaverde 19h – Cine Concreto ENEL
Dia 20.07
Pinturas & Instalações
Espaço ENEL
19h – Oficina Graffiti Infantil com Rafael Limaverde 19h – Oficina: Light Painting com Clayton Bochecha
Dia 21.07
Pinturas & Instalações
Espaço ENEL
17h – Oficina de Origami com Uirá Carvalho
18h – Espetáculo: A Cadeirinha e Eu – Silvia Moura
19h – Shows de Hip Hop: Gallo + Arish + DJ Marquinhos Abu
Dia 22.07
18h – Espetáculos de Palhaço
Pinturas & Instalações
19h Shows Musicais: Uirá Carvalho + Choro Cabuloso + Betto Lins
Dia 23.07
9h – Baião de Letras – Parque Rachel de Queiroz
17h – Lançamento Prints: Parceria Concreto Team, Pr1ntshop e Loja Reticências. Participação: Dj Marquinhos Abu – Centro Cultural Dragão do Mar.
Toda programação será disponibilizada no site do festival www.festivalconcreto.com.br e acompanhar a programação pelo instagram @festivalconcreto.