O projeto “Ajunta Gastronomia” envolverá diversas ações para atender ao segmento gastronômico local. A primeira fase, que será realizada em agosto, consiste na elaboração de um diagnóstico com base nas percepções e opiniões de moradores e turistas sobre a gastronomia de Belo Horizonte.
Estandes serão montados em pontos estratégicos da cidade, como o Mercado Central, o Mercado Novo, o Mercado do Cruzeiro, a Feira dos Produtores, o Edifício Maletta, a Praça da Savassi, a Feira de Artesanato, a Avenida Afonso Pena e a Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, para interagir e coletar informações.
A segunda etapa envolverá a realização de rodas de conversa com importantes atores do setor gastronômico, como chefs, gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, consultores gastronômicos, profissionais de bares, restaurantes, hotéis e receptivos de turismo. Essa interação ajudará a construir o posicionamento e a identidade da gastronomia em Belo Horizonte.
Gilberto Castro, presidente da Belotur, destaca a importância da parceria com o Sebrae Minas para fortalecer a gastronomia na cidade e busca de resultados melhores para o setor. O projeto visa compreender a identidade de Belo Horizonte e fortalecer a cidade como um polo e destino gastronômico.