Perspectivas e legado de Coco Chanel na moda

Ana Priscila
Tempo de Leitura 3 min

Se estivesse viva, Gabrielle Coco Chanel, a visionária por trás da icônica Maison Chanel, celebraria seu 140º aniversário no último sábado (19). A estilista conquistou tal relevância que é a única representante do mundo da moda a figurar na lista das cem figuras mais influentes da história do século 20.

Mas por que ela ocupa esse lugar de destaque?
Fundamentalmente, é porque ela foi a pioneira que redefiniu o cenário da moda, amalgamando conceitos de elegância, beleza, praticidade e conforto. As calças compridas que atualmente preenchem o seu guarda-roupa, juntamente com o famoso pretinho básico, têm raízes profundas na visão de Chanel. Ela revolucionou a moda ao abolir as saias armadas e os espartilhos, introduzindo a ideia de peças versáteis e confortáveis. Pérolas, casacos de tweed, sapatos bicolor e camisetas listradas são apenas alguns exemplos do seu repertório clássico e intemporal.

Simplicidade nas formas, a escolha de tecidos de qualidade e uma paleta de cores clássicas foram a fórmula mágica de Chanel para criar conjuntos memoráveis.

Modismos eram alheios à filosofia de Chanel. Para ela, estilo era uma construção. Basta considerar algumas das frases memoráveis dessa estilista icônica para compreender seu legado. Longa vida a Chanel!

  • Frases de Coco Chanel

“A moda é passageira, mas o estilo é eterno.”
“A moda se tornou uma piada. Os estilistas esqueceram que há mulheres dentro das roupas. A maioria das mulheres se veste para os homens e deseja ser admirada. No entanto, elas também precisam se sentir confortáveis e seguras para se movimentar, para entrar em um carro sem romper as costuras! As roupas precisam ter uma forma natural.”
“A moda é como arquitetura, é uma questão de proporções.”
“Para ser insubstituível, é necessário ser diferente.”
“As mulheres pensam em todas as cores, exceto a ausência de cor. Eu sempre digo que preto e branco têm tudo o que você precisa. A beleza deles é absoluta. É uma harmonia perfeita.”
“A moda não se resume apenas a vestidos. A moda está no céu, nas ruas, ela tem a ver com ideias e com a maneira como vivemos e interpretamos o que acontece.”

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *