O Governo Federal está considerando a implementação de uma linha de trem interestadual que ligaria Brasília a Luziânia. A proposta, elaborada pelo Ministério dos Transportes, recebeu 246 contribuições durante uma consulta pública concluída em janeiro. Atualmente, estudos estão em andamento para avaliar a viabilidade da introdução de trens de passageiros, com foco especial no trajeto entre Brasília e Luziânia, bem como em outros cinco percursos pelo país.
LEIA MAIS: Maneiras de aprimorar o uso eficiente da sua AirFryer
Política nacional de transporte ferroviário de passageiros em pauta
A União visa estabelecer uma Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros (PNTFP), abrangendo seis potenciais pontos que atravessariam sete unidades federativas, com destaque para a conexão interestadual entre Brasília (DF) e Luziânia (GO). O governo planeja lançar ainda este ano o Plano Nacional de Ferrovias por meio da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário.
Consulta pública e decisões futuras
A análise do transporte de passageiros em trens está em curso, considerando as contribuições recebidas durante a consulta pública. Posteriormente, um decreto com a versão final do projeto será apresentado e submetido à Presidência da República. Dessa forma, a Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros busca aprimorar a operação na malha ferroviária existente e desenvolver a infraestrutura utilizada para o transporte de carga em Brasília.
Situação atual do transporte ferroviário no Brasil
Atualmente, o transporte de passageiros em trens no país abrange 1.534 km para trens regulares e 2.171 km para trens turísticos, históricos e culturais, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Modelo de negócio e próximos passos
A definição do modelo de negócio para futuros empreendimentos ainda não está estabelecida, pois cada situação pode demandar propostas específicas.
Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.