Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 1 min

Profissionais de saúde estão alertando para o ressurgimento do sorotipo 3 da dengue no Brasil. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já havia indicado esse ressurgimento, e recentemente, quatro casos foram confirmados na cidade de Votuporanga, interior de São Paulo. O primeiro caso chamou a atenção devido à intensidade dos sintomas, incluindo febre, vômito, dor, manchas vermelhas, sangramento nasal e urinário.

A dengue possui quatro sorotipos, e a infecção por um cria imunidade contra o mesmo, mas não contra os outros. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia devido à baixa imunidade. O infectologista Kleber Luz alerta que, embora os sintomas sejam semelhantes aos outros sorotipos, o tipo 3 pode causar formas graves da doença, aumentando a necessidade de vigilância sobre casos graves. Ele destaca que, em outros locais como México e América Central, o tipo 3 tem causado mais mortes.

A população é orientada a buscar atendimento médico ao perceber sintomas como febre, manchas vermelhas, dor abdominal e vômito persistente, acompanhados de sangramento. As medidas preventivas incluem a eliminação de água parada, criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *