De acordo com o ministro da Fazenda, a nova fase será anunciada oficialmente em breve
O programa de incentivo à compra de veículos do governo federal será ampliado, incluindo agora também as empresas nessa segunda etapa, declarou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em uma entrevista exclusiva à jornalista Míriam Leitão, que será exibida na noite desta quarta-feira (28) pela GloboNews.
“O que ocorreu foi que ninguém esperava, nem as montadoras nem o governo, que houvesse uma demanda tão grande por carros mais econômicos e menos poluentes. Essa demanda inesperada esgotou completamente o crédito destinado ao programa. Por isso, uma nova linha será lançada e anunciada em breve”, destacou Míriam Leitão em sua coluna no jornal O Globo.
O programa do governo Lula, com o objetivo de reduzir o custo dos carros populares, já alocou mais de 80% dos recursos reservados para esse financiamento em pouco mais de três semanas desde o seu lançamento.
Segundo dados do painel do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que acompanha em tempo real a alocação dos recursos pelas montadoras, os fabricantes já solicitaram R$ 420 milhões em créditos tributários dos R$ 500 milhões disponíveis para oferecer descontos aos consumidores pessoa física na compra de novos veículos.