Promotora Fani Willis emite mandado de prisão contra Donald Trump

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 2 min

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tornou-se réu pela quarta vez após o sistema judicial norte-americano acusá-lo de tentativa de manipulação do resultado das eleições de 2020 no estado da Geórgia.

Juntamente com Trump, outros 18 aliados também foram acusados no mesmo processo. “Estou dando ao réu a oportunidade de se entregar voluntariamente até o meio-dia de sexta-feira, dia 25 de agosto”, afirmou a promotora Fani Willis sobre o mandado de prisão (veja o vídeo abaixo).

Por outro lado, o ex-presidente tem refutado as acusações e alega ser alvo de perseguição. “Este último ataque coordenado por uma promotora tendenciosa em uma jurisdição predominantemente democrata não apenas quebra a confiança do povo americano, mas também expõe a verdadeira motivação por trás dessas acusações falsas”, declarou o ex-presidente em comunicado, alegando que a denúncia faz parte de uma suposta campanha para interferir nas eleições do próximo ano.

Mesmo após ser formalmente acusado, Trump ainda lidera as pesquisas para a próxima corrida presidencial. No total, o indiciamento abrange 41 acusações, que variam desde extorsão até conspiração para falsificar declarações. Esse conjunto de denúncias é considerado o mais amplo nos processos investigativos contra Trump.

“Ao réu Donald Trump foi derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos realizadas em 3 de novembro de 2020. Um dos estados onde sofreu a derrota foi a Geórgia. Trump e os demais réus se recusaram a aceitar a derrota e, de maneira consciente e voluntária, participaram de uma conspiração para ilegalmente alterar o resultado da eleição a favor de Trump”, afirma a acusação.

Hillary Clinton comentou sobre a situação de Trump, mencionando ser um “momento terrível para o nosso país”. “Não sei se alguém pode sentir satisfação”, disse Clinton à Rachel Maddow, da MSNBC, na segunda-feira. “Este é um momento terrível para o nosso país, ter um ex-presidente acusado de crimes tão graves. A única consolação pode ser que o sistema está funcionando. A justiça está sendo cumprida”.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *