A rede social Koo, que era vista como a principal alternativa ao X (antes conhecido como Twitter), anunciou o fim de suas operações na noite de quarta-feira, 4 de julho. Curiosamente, a empresa indiana escolheu o próprio X, seu concorrente, para divulgar a notícia. “O Koo encerra suas atividades hoje devido a um ambiente de financiamento desfavorável. Obrigado por tudo, Brasil. Amamos vocês. O passarinho amarelo dá seu último adeus… 🐣💔”, dizia a mensagem.
Em uma postagem seguinte, a empresa expressou gratidão pelas mensagens recebidas. “Obrigado por todas as lindas mensagens de despedida. São muito sinceras. Não se preocupem. Sempre teremos boas lembranças uns dos outros. Foi um prazer interagir com sua positividade, mesmo que por pouco tempo. Isso é algo que sempre vamos valorizar 🐥💔”.
A rede social atraiu milhões de brasileiros em novembro de 2022. Esse aumento aconteceu logo após uma série de demissões no Twitter, que resultou no fechamento de alguns escritórios da empresa pelo mundo e popularizou a hashtag #RIPTwitter, tornando-a o assunto mais comentado globalmente.
O Koo, lançado em março de 2020 pelos indianos Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, foi concebido como um microblog para compartilhar atualizações e opiniões pessoais, se posicionando como uma alternativa ao X.
Um dos destaques do Koo era o suporte a diversos idiomas indianos, sendo a única rede social do país a competir com grandes plataformas globais. A interface e a funcionalidade do Koo eram similares ao X, permitindo que os usuários publicassem textos, fotos ou vídeos no feed. A rede social se beneficiou de momentos de crise do X (anteriormente Twitter) para expandir sua presença em diferentes mercados. Em 2021, por exemplo, quando a Nigéria suspendeu o uso do Twitter, o Koo se tornou a principal plataforma de microblogging no país, de acordo com a BBC.
Em novembro de 2022, o Koo chamou a atenção dos brasileiros após uma onda de demissões no Twitter, o que levou muitos usuários a buscar alternativas. Em apenas dois dias, o número de usuários brasileiros no Koo saltou de 2 mil para mais de 1 milhão.
Na época, o CEO do Koo compartilhou em entrevista ao Extra como a empresa notou a inesperada adesão do Brasil: “Nosso chefe de análise nos informou sobre o crescimento constante de usuários brasileiros. Foi então que percebemos o grande interesse pelo Koo no país. O Brasil estava na 75ª posição em nossa lista de países com mais usuários, mas subiu para o segundo lugar na sexta-feira”.
Após essa explosão de popularidade, o Koo fez algumas atualizações voltadas para o mercado brasileiro, incluindo o suporte ao idioma Português.
Os fundadores do Koo explicaram que a falta de financiamento, somada aos altos custos tecnológicos, foi a razão para encerrar as operações.
Conforme relatado pela BBC, Radhakrishna e Bidawatka disseram que o Koo estava “a poucos meses” de superar o X na Índia em 2022, mas um “inverno prolongado de financiamentos” fez com que precisassem reavaliar suas expectativas.
Em abril de 2023, o Koo reduziu em 30% sua equipe de 260 funcionários devido à falta de financiamento.
Os fundadores expressaram o desejo de manter o aplicativo em funcionamento, mas os custos dos serviços tecnológicos tornaram essa decisão inviável. “Foi uma decisão difícil”, disseram.