Saiba reconhecer os sinais de otite e cuidar das orelhas do seu pet

Ana Priscila
Tempo de Leitura 2 min

Seu animal de estimação coça demais as orelhas? Saiba quando esse hábito pode ser um sinal de alerta para otite. Comportamentos como chacoalhar repetidamente a cabeça, coçar as orelhas com frequência, arrastar a cabeça e as orelhas por objetos como sofá e cama, comportamento mais arisco ao se aproximar das orelhas e a região das orelhas sem pelos e vermelha podem indicar uma infecção. A médica veterinária Aline Molina, de Campinas (SP), destaca a importância de prestar atenção a esses sinais e orienta os tutores sobre como proceder.

Ela menciona que é possível identificar alterações na orelha ou ouvido dos pets em casa. Se o cachorro apresentar feridas na região ou sujeira semelhante à borra de café, isso pode ser um indício de problema. Molina também ressalta que um ouvido saudável não tem excesso de cerúmen visível do lado de fora. Se houver muito cerúmen visível, provavelmente é necessário tratamento, uma vez que pode indicar uma infecção de ouvido.

A médica veterinária explica que casos crônicos de otite podem estar relacionados a diversos fatores, como predisposição da raça, orelhas mais abafadas devido à anatomia, problemas em estruturas dentro do ouvido, hipersensibilidade ou alergia a alimentos, outras formas de infecções, lesões de pele, pulgas e carrapatos.

Para prevenir a otite, Molina recomenda que tutores de cães com histórico de infecções de ouvido crônicas mantenham uma rotina de higiene na região e observem de perto o comportamento do cão. A limpeza dos ouvidos internamente deve ser feita com um produto específico, não com soro fisiológico ou água corrente, pois isso pode agravar o problema e deixar o ambiente úmido no interior do ouvido. Produtos próprios para cuidar das orelhas devem ser usados com o aplicador adequado, evitando o uso de cotonetes ou gaze, que podem machucar o cão.

Tag:
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *