Sofrer por antecipação? Não mais! 10 dicas para uma vida mais tranquila.

Luiz Antônio
Luiz Antônio
Tempo de Leitura 5 min

A vida é uma jornada de descobertas, aprendizados e experiências variadas, algumas boas, outras nem tanto. Desde cedo, somos ensinados a nos precaver e temer tudo que pareça perigoso.

Porém, para evitar o sofrimento, muitas pessoas antecipam situações e eventos futuros – o que, na verdade, pode acabar aumentando o próprio sofrimento! Elas sofrem mentalmente antes mesmo de um fato acontecer. Esse padrão é comum e, além de gerar ansiedade, perturba a paz interior.

Na maioria das vezes, sofrer antecipadamente nos priva do único momento que realmente temos: o presente. Você pode estar angustiado(a) por algo que ainda não aconteceu e talvez nem venha a acontecer. É a famosa preocupação.

Por exemplo: Alguém comenta com você que seu companheiro(a) tem uma nova colega de trabalho, que é bonita e acabou de se separar. Apenas um boato, nada confirmado. No entanto, você já começa a pensar: “Por que ele não me falou nada? E se ele se interessar por ela? Preciso conhecê-la! E se ela for mais bonita que eu? Ele vai se apaixonar por ela!”

Você alimenta esses pensamentos e sua energia se esgota, preocupações surgem e você começa a procurar sinais de traição (que nem existem). Resultado: pode se tornar paranóico(a), buscar pistas, ter crises de ciúmes e perturbar tanto seu parceiro(a) a ponto de o relacionamento começar a se desgastar.

Imerso(a) nesse mar de ansiedade, antecipando uma situação que ainda não se confirmou, você pode criar problemas desnecessários em sua vida.

Pense assim: Se ele resolver me trair e pedir a separação (ou o pior da situação que você está antecipando), vou deixar para sofrer quando isso realmente acontecer. Por enquanto, vou conhecer a colega do meu marido, ver se ela é realmente “tudo isso” e, quem sabe, podemos ser boas amigas. Aprenda que o positivo atrai o positivo e o mesmo acontece com o negativo!

Se algo que você deseja muito está tirando seu sossego, fazendo-o sofrer antecipadamente e criando os piores cenários em sua mente, aqui estão 10 dicas para se livrar desse comportamento.

  1. Pergunte-se: é uma preocupação ou um problema? Se for um problema real, busque uma solução, pois problemas precisam ser resolvidos. Se for apenas uma preocupação, lembre-se de que muitas de nossas preocupações nunca se tornam problemas reais, então pare de alimentá-las.
  2. Esteja preparado para o pior e pense em soluções. Imagine o que faria caso o pior acontecesse. Pensar sobre isso pode ajudá-lo(a) a encarar a situação de forma mais leve, pois se o pior acontecer, você estará preparado(a).
  3. Não se apegue ao passado. O fato de algo ter acontecido antes não significa que vai acontecer novamente. As situações mudam, e as pessoas também.
  4. Aprenda a dizer não. Não se submeta a coisas que não quer fazer, pois isso só trará angústia e arrependimento. Aprenda a se posicionar e dizer não quando necessário.
  5. Não alimente pensamentos negativos e expectativas. Esses pensamentos destroem sua autoconfiança e fazem você ver problemas que não existem.
  6. Não adie problemas. Enfrente as situações e resolva-as o mais rápido possível. Adiar só aumenta a ansiedade e o sofrimento.
  7. Divirta-se! Reserve um tempo para fazer o que gosta pelo menos uma vez por semana, esteja com pessoas importantes para você e aproveite a vida! Isso é um ótimo remédio para a preocupação.
  8. Ocupe seu tempo. Evite o ócio, que só favorece pensamentos improdutivos. Encontre atividades para ocupar seu tempo.
  9. Lembre-se de que o medo do problema é muitas vezes maior que o problema em si. Você cria monstros em sua mente quando, na verdade, a solução pode ser mais simples do que parece. Confie em si mesmo(a) e em sua força. Liberte-se do medo, não deixe que ele o(a) aprisione.
  10. Viva o presente! Esteja presente no momento que está vivendo. Não há como prever o futuro. A vida é uma peça teatral sem ensaios. Viva, ame e aproveite ao máximo o momento que está vivendo agora.
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *