Ator e empresário do ramo, Thiago Zambrano ainda destaca expansão da inteligência artificial no setor e alta na demanda profissional do mercado.
Que os games dominaram os consoles brasileiros não é novidade nenhuma. Mas que o mercado por trás desse desenvolvimento está deslanchando no País é uma aposta mais forte do que nunca para este 2023. Isso porque não só mais pessoas passaram a consumir os produtos afins como os investidores requisitam cada vez mais localização dos jogos no Brasil.
Na prática, isso significa que o mercado está em expansão para quem trabalha nele. O movimento coloca o País no topo da lista do ranking de onde mais se trabalha com o segmento.
“A localização dos games no Brasil, na prática, funciona como um dicionário para quem não fala a língua nativa dos jogos, quase sempre inglês, ou não interpreta a interface. Quando falamos em localização, falamos em acessibilidade”, diz o empresário e ator Thiago Zembrano.
Segundo ele, mais pessoas podem passar a ganhar dinheiro com a atividade a partir deste ano. “Acho, sim, que a inteligência artificial vai dominar o mercado em uns 5, 10 anos. Mas nada substitui a emoção humana. E isso vai, na verdade, transformar o mercado de trabalho, que já está superpromissor”, avalia.
Para o empresário, a tendência dos games para 2023 numa escala internacional é a de, justamente, nacionalizar as operações.
“É muito forte o movimento de colocar o Brasil na rota. Nós só perdemos em números absolutos para os Estados Unidos, China… Mas estamos sempre entre os 3 ou 4 do mundo que mais consome game. Então não tem como a demanda não explodir por aqui para os profissionais brasileiros. E é hora de aproveitar”, destaca.
Só para se ter ideia, em 2021, segundo levantamento da Newzoo, o Brasil movimentou cerca de R$ 12 milhões com os games.
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