Um estudo publicado na revista Psychological Science revelou que dicas e recomendações são mais eficazes quando transmitidas por áudio em comparação com texto

Ana Priscila
Ana Priscila
Tempo de Leitura 2 min

Os pesquisadores realizaram uma série de experimentos nos quais os participantes encontraram a mesma informação em diferentes formatos, incluindo áudio gerado por computador. Eles descobriram que, de forma geral, as recomendações em áudio para produtos eram mais influentes do que as recomendações em texto.

Embora seja difícil identificar a razão exata para essa diferença, os pesquisadores teorizam que a natureza efêmera das informações auditivas desempenha um papel importante. Ao contrário do texto, o som desaparece rapidamente, o que cria uma sensação de urgência e faz com que as pessoas valorizem e absorvam o conteúdo com mais atenção. Para testar essa teoria, os participantes do estudo também receberam recomendações visualmente, mas as palavras desapareciam em poucos instantes. Nesse caso, a probabilidade de seguir a recomendação foi a mesma que no caso do áudio.

Os pesquisadores também destacam que vozes humanas autênticas são consideradas mais competentes e inteligentes do que vozes geradas por computador. Isso se deve às pistas paralinguísticas presentes na voz humana, como entonação, tom e volume.

Esses resultados sugerem que, ao fornecer dicas e recomendações, o uso do áudio pode ser uma estratégia mais eficaz para influenciar o comportamento das pessoas do que o uso do texto. Portanto, ao compartilhar informações ou orientações, considerar a opção de usar áudio pode ser uma forma mais impactante de se comunicar com o público.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *