Veneza não será incluída na lista de Patrimônio Mundial em perigo da UNESCO

Ana Priscila
Tempo de Leitura 2 min

Após uma recomendação anterior da UNESCO devido à atuação considerada “insuficiente” das autoridades diante do turismo em massa e das mudanças climáticas, a cidade de Veneza não será incluída na lista de Patrimônio Mundial em perigo, anunciou a agência da ONU. A decisão foi tomada pelo Comitê do Patrimônio Mundial reunido em Riade, capital da Arábia Saudita.

A UNESCO havia recomendado no final de julho a inclusão de Veneza na lista de Patrimônio Mundial em perigo, argumentando que a Itália não havia tomado medidas adequadas para preservar a cidade. A agência da ONU destacou que o impacto da mudança climática, incluindo o aumento do nível do mar, e o turismo em massa representavam ameaças ao valor excepcional do patrimônio da cidade.

No entanto, Veneza anunciou na terça-feira que a partir de 2024 cobraria uma taxa de 5 euros (aproximadamente 27 reais) dos visitantes que permanecessem apenas um dia na cidade, como medida para evitar o turismo em massa. A taxa será aplicada nos 30 dias do ano em que o número de turistas costuma ser mais elevado, como na primavera e no verão.

Veneza, uma cidade insular com uma rica história fundada no século V, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987. A decisão de não incluir a cidade na lista de Patrimônio Mundial em perigo reflete a ação tomada pelas autoridades locais para enfrentar os desafios relacionados ao turismo e às mudanças climáticas.

Tag:
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *