O meio-campista colombiano James Rodríguez alcançou um feito notável na Copa América 2024, ao quebrar o recorde de assistências em uma única edição do torneio, que antes pertencia a Lionel Messi. Na quarta-feira (10), James deu a assistência para o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, garantindo a Colômbia na final.
Jogador do São Paulo, James atingiu a marca de 6 assistências nesta edição, superando as 5 assistências registradas por Messi na Copa América de 2021. Vale destacar que a Conmebol começou a registrar essa estatística apenas a partir de 2011.
Vestindo a camisa 10 da Colômbia, James Rodríguez tem sido uma peça-chave para o sucesso de sua seleção. Ele contribuiu com assistências em 4 dos 5 jogos da Colômbia na competição deste ano.
Sua jornada começou com duas assistências na vitória sobre o Paraguai, seguiu com mais uma contra a Costa Rica e duas na goleada sobre o Panamá. A única partida em que não deu assistências foi contra o Brasil.
Além disso, James acumulou 184 passes nesta edição da Copa América, dos quais 14 foram considerados decisivos, o melhor desempenho da competição.
A Colômbia enfrentará a Argentina na final da Copa América neste domingo (14), em busca do bicampeonato continental. A performance de James Rodríguez será crucial para as aspirações colombianas na decisão.