Los Angeles 2028 inclui cinco novas modalidades esportivas

Redação TEV
Redação TEV
Tempo de Leitura 2 min

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 terão a adição de cinco novos esportes em sua programação. Infelizmente, nenhum desses esportes é amplamente conhecido ou praticado no Brasil.

A decisão foi tomada em 16 de outubro de 2023, quando o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu em Mumbai, Índia, e aprovou a inclusão das novas modalidades. Essas esportes já tinham recebido a aprovação preliminar da Comissão de Programa Olímpico do COI, mas precisavam da confirmação final do Comitê Executivo. Apenas dois dos 90 membros presentes ao voto se opuseram à inclusão.

Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, foram os únicos a votar contra, expressando preocupação com a falta de popularidade desses esportes no continente africano.

O presidente do COI, Thomas Bach, explicou que a escolha dos novos esportes reflete a tradição esportiva dos Estados Unidos, onde ocorrerão os Jogos. “Isso também ajudará a trazer esportes internacionais para os EUA”, afirmou.

Os cinco novos esportes que farão sua estreia nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 são críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse.

O flag football é uma variante do futebol americano com menos contato físico e equipamentos mais leves. Em vez de realizar tackles, o jogador precisa retirar uma fita (flag) presa à cintura do adversário.

O lacrosse, muito popular nas universidades dos EUA, será disputado em uma versão reduzida com seis jogadores em cada equipe, ao invés de dez.

O críquete será jogado em sua versão ‘twenty’, uma forma reduzida da modalidade que já foi incluída nos Jogos Olímpicos há mais de um século.

O squash, que finalmente garantiu seu lugar após mais de 20 anos de tentativas, e o beisebol, conhecido por sua presença em filmes hollywoodianos e cuja versão feminina é chamada softball, são os esportes mais familiares para o público brasileiro, embora ainda não sejam amplamente praticados no país.

Compartilhe este artigo