Prevenção e cuidado na dengue, destaque da Ministra da Saúde

Brenno Ramos
Brenno Ramos
Tempo de Leitura 2 min

Diante do aumento dos casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde destaca a necessidade de reforçar os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Na reunião da Sala Nacional de Monitoramento de Arboviroses nesta terça-feira (30), a ministra Nísia Trindade reiterou a importância da prevenção e dos cuidados.

LEIA MAIS: Jato de Murilo Huff sofre acidente em aeroporto de Goiânia

Apesar das ações implementadas desde 2023 para enfrentar as arboviroses, é crucial enfatizar a conscientização sobre medidas preventivas. O Brasil destaca-se por ser o primeiro país a oferecer o imunizante no sistema público universal.

A ministra Nísia ressaltou a importância de os profissionais de saúde e combate às endemias visitarem as residências. Destacou o papel fundamental dos agentes comunitários de endemias e agentes comunitários de saúde. O aumento de casos demanda esforço contínuo de todos os profissionais envolvidos, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Assim, é o momento de unir todas as equipes de saúde, pois enfrentamos situações em que os casos podem se agravar.

O Ministério da Saúde, além disso, estados e municípios permanecem em constante monitoramento e alerta diante do cenário epidemiológico do Brasil. Entretanto, colaboram na estruturação da rede de atenção para cuidar das pessoas de maneira adequada e salvar vidas.

Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.

Compartilhe este artigo