Após atuar em novelas como “Terra Nostra”, “Escrito nas Estrelas” e “Explode Coração”, Sonia Zagury recentemente se mudou para o Retiro dos Artistas, localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Moradora da instituição desde 1º de julho, Sonia recebeu a coluna em sua nova residência e compartilhou suas reflexões sobre a mudança aos 89 anos.
“Adaptei-me muito bem. Eu vivia sozinha e, após uma queda no banheiro, as pessoas começaram a achar que não era mais seguro para mim morar sozinha. No começo, rejeitei a ideia e não queria deixar minha casa. Mas agora estou muito grata por estar aqui, pois realmente sinto que estou mais amparada. As pessoas são muito afetuosas e carinhosas. Não são apenas boas profissionais, mas verdadeiramente carinhosas. A experiência tem sido muito agradável”, revela Sonia.
Ela morava há 50 anos em um apartamento no Leblon, na Zona Sul do Rio, e enfrentava dificuldades de locomoção:
“Acho que tomei a decisão certa. Todos aprovaram minha escolha e estão felizes porque eu estou contente e consigo realizar coisas que não fazia antes, quando estava isolada em casa. Embora morasse em um local excelente, não estava aproveitando o ambiente. Após a pandemia, me isolei e percebi que estava perdendo a alegria que costumava ter. Estava muito solitária e havia perdido o hábito de socializar. Aqui, sempre há pessoas por perto, e quanto mais gente, melhor.”
Sonia se inscreveu recentemente em um curso de dublagem oferecido para os residentes da instituição, uma atividade que trouxe novo ânimo:
“Tive uma impressão positiva. Parei de atuar antes da pandemia e fiquei muito afastada da área. A idade nos faz pensar que nossa carreira acabou, mas não é bem assim. Fui à aula com a ideia de apenas me atualizar e acabei sendo convidada para participar. Para minha surpresa, consegui me sair muito bem. Disseram que minha voz está ótima, o que foi uma grande alegria para mim.”
Sua última aparição na TV foi na novela “Salve-se Quem Puder”. Sonia afirma estar aberta a novos projetos:
“Parece que alguns pensam que eu não quero mais atuar. Já percebi esse sentimento. Mas não é que eu não queira, é que não me sentia segura. Com as aulas de dublagem, sinto que ainda tenho potencial. Isso está reacendendo meu desejo de atuar.”