UnB é representada no Festival do Cinema Brasileiro

Luke Mesquita
Luke Mesquita - Tendo em Vista
Tempo de Leitura 2 min
Cena do curta-metragem Vão das Almas que estreia na Mostra Competitiva Nacional, e será exibido no Complexo Cultural Samambaia e no Cine Brasília

A UnB e Sua Marcante Presença no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

A Universidade de Brasília (UnB) ganhou destaque na 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Este evento, crucial para o cinema nacional, ocorreu no Cine Brasília, reconhecendo e celebrando talentos brasileiros.

Dácia Ibiapina: Uma Jornada Inspiradora

A homenageada do festival foi Dácia Ibiapina, uma ex-docente da UnB. Ela recebeu a medalha Paulo Emílio Salles Gomes, simbolizando sua dedicação ao ensino e à produção audiovisual​​.

Leia mais: Fotógrafo de Brasília conquista prêmio Internacional com imagem da chapada dos veadeiros

Curtas-metragens que Tocam o Coração e a Consciência

O curta “Vão das Almas”, dirigido por Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape, por exemplo, apresenta uma narrativa envolvente sobre a luta quilombola. Entretanto, o filme destaca a realidade dessas comunidades e convida à reflexão sobre seus desafios​​.

Hugo Rodas: Legado e Arte

O documentário “Rodas de Gigante – Improviso Poético” homenageia Hugo Rodas, um influente diretor de teatro. A produção evidencia o impacto da UnB no cenário cultural de Brasília​​.

Unindo Educação e Arte

Dessa forma, a presença marcante da UnB no festival ressalta o compromisso da universidade com a arte e a cultura. Por fim, através de iniciativas como esta, a UnB demonstra como a educação pode se mesclar com a arte para enriquecer o cinema nacional.

Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.

Tag:
Compartilhe este artigo
Avatar
por: Luke Mesquita Tendo em Vista
Seguir
Olá! Sou Luke Mesquita, um jornalista apaixonado por explorar e escrever sobre uma variedade de assuntos. Minha especialidade é oferecer dicas e recomendações úteis que ajudam as pessoas no dia a dia. Meu trabalho como jornalista é marcado por curiosidade e dedicação. Como escritor, meu objetivo é fazer com que cada leitor se sinta mais informado e preparado para enfrentar diferentes situações do cotidiano.